JOGOS EXÓTICOS

CHINCHÓN


O chinchón pertence a uma grande família de jogos de baralho nos quais a proposta é formar certas combinações com as cartas antes de que os adversários o façam. Desse grupo também fazem parte outros conhecidos jogos, como o rummy, o remígio e a canastra.

Objetivo do jogo: Ser o primeiro a formar na mão grupos de cartas iguais pu seqüências de um mesmo naipe, para mostrá-las de uma só vez.


TUTE DE LEILÃO


O tute de leilão, popularmente conhecido como "tute de remate", é uma modalidade disputada entre três jogadores. Trata-se de um dos jogos mais interessantes e difíceis dentre os disputados com baralho espanhol.

Objetivo do jogo: Conseguir o total de pontos declarado no leilão. Esses pontos são obtidos somando-se o valor das cartas das vazas ganhas, os acuses e o prêmio por se ganhar a última vaza ("10 de últimas").


BELOTE


A belote é o jogo nacional francês. Originada do klaberjass holandês, uma variante dos jass suícos, ela começou a ser praticada na França no início do século XX e logo teve grande difusão. Milhões de pessoas em todo o mundo jogam-na em alguma de suas variantes. Há quem julgue que seu nome vem de um certo Belot, que, segundo alguns estudiosos, foi um dos primeiros a estabelecer as regras do jogo. Outros acham que é uma derivação da expressão francesa bel atout (belo trunfo).

Objetivo do jogo: Conseguir, em vários jogos parciais, a pontuação necessária (geralmente, 1.000 pontos) para ganhar a partida. Os pontos são obtidos com as combinações formadas na mão, mais os valores das cartas ganhas nas vazas e dos diversos prêmios estabelecidos.


KHANHOO


O khanhoo (pronuncia-se "can-hu") é um jogo de combinação de cartas, de origem chinesa, que teve extraordinário sucesso na Inglaterra vitoriana. Os especialistas consideram-no o possível antecessor de todas as versões do rummy e de outros jogos atuais de combinações.

Objetivo do jogo: Conseguir combinar as cartas da mão até acumular o total de 50 pontos necessários para ganhar a partida.


SETE-E-MEIO


O sete-e-meio é um jogo muito popular em vários países, entre os quais o Brasil. Desconhecem-se suas origens precisas, mas pode-se supor que se localizem num antigo jogo espanhol no qual os participantes procuravam adivinhar a carta que aparecia quando o baralho fosse cortado: depois de apostar que viria um sete, apostava-se que a próxima carta seria uma figura. Daí o jogo teria evoluído para o sete-e-meio como é atualmente praticado.

Objetivo do jogo: Conseguir sete-e-meio, ou seja, que o valor de todas as cartas do jogador some 7,5 pontos. Ou conseguir o máximo possível de pontos abaixo desse valor.
A banca joga contra cada um dos jogadores e seu jogo precisa superar ou igualar os deles. Em caso de empate, a banca ganha.


BISCA


Bisca é um jogo de cartas que pode ser integrado na ampla família do tute, ou seja, um jogo de vazas com um naipe de trunfo em que não são distribuídas todas as cartas no início da partida, mas compradas do monte conforme as vazas vão sendo jogadas. De certo modo, a bisca pode ser considerada uma simplificação do tute e ser jogada como treinamento para este ou por jogadores menos experientes. Por isso, a bisca é um jogo familiar perfeito para os que buscam nas cartas algo mais que um simples desafio à sorte.

Objetivo do jogo: Reunir nas vazas ganhas por um jogador ou por uma dupla de jogadores mais pontos que os adversários.


SKAT


O skat é considerado um dos melhores jogos para três participantes. É originário da cidade alemã de Altenburg, perto de Leipzig, onde surgiu no início do século XIX como evolução de um jogo mais simples chamado Schafkopf (cabeça de carneiro) ao qual foram incorporados elementos dos jogos do Tarock e de O Homem. De Altenburg estendeu-se por toda Alemanha até se converter no jogo nacional desse país. As suas regras foram estabelecidas definitivamente depois de fundada a Federação Alemã de Skat em 1899 e, assim como ocorre com todos os jogos, as regras não deixaram de ser aperfeiçoadas. Apesar de existir um jogo regulamentado, também são jogadas inúmeras variações locais.

Objetivo do jogo: Comprometer-se a cumprir certo contrato no jogo contra os outros dois jogadores e cumprir o compromisso.


AS-NAS


O as-nas é um dos jogos de cartas mais antigos de que se tem notícia. Alcançou tanta popularidade na Pérsia (atual Irã), seu país de origem, que as cartas persas costumam ser identificadas como as cartas de as-nas. Este jogo é considerado um precedente do pôquer atual e dos jogos de apostas similares, pois possui a mesma estrutura: cada jogador recebe cinco cartas e deve convencer os outros jogadores - por meio das suas apostas - que a combinação de suas cartas é a melhor.

Objetivo do jogo: Ganhar a quantidade apostada entre os jogadores em uma série de apostas.


O MOS


O mos é um jogo de origem sueca que se difundiu na década de 1960 em conseqüência do aumento do turismo nórdico no centro e no sul da Europa. Trata-se de um divertido jogo no qual podem participar todos os membros da família e que, além de ser ideal para as crianças, oferece ao jogador experiente um adequado nível de dificuldade e entretenimento.

Objetivo do jogo: Ficar sem cartas. O último a conseguir perder o jogo e 'fica mos'".


TARÔ


O tarô é, junto ao belote, um dos grandes jogos nacionais franceses. Segundo a tradição, é o mais antigo dos jogos, apesar das suas regras e do baralho com símbolos franceses utilizado atualmente serem do início do século XX, pois até então era jogado com o tarô italiano ou tarocco. Devido à grande variedade de situações que podem ocorrer em cada partida, o tarô é um jogo onde a sorte apenas está presente no momento da distribuição de cartas, pois a boa utilização das mesmas é uma questão de inteligência.

Objetivo do jogo: Conseguir o máximo de pontos obtidos pelo valor das cartas das vazas ganhas.

O KABU


O kabu é um jogo de apostas  japonês que se parece em sua ação ao bacará e a outros jogos parecidos nos quais nem sempre mais é melhor, ou seja, que nem sempre acrescentar cartas valiosas ao jogo melhora a jogada e que, ao contrário, muitas vezes dificulta.
A versão desenvolvida aqui foi adaptada para ser jogada tanto como um jogo de apostas, inclusive de apostas muito elevadas, como um jogo familiar no qual todos os participantes podem se divertir.

Objetivo do jogo: Obter uma combinação de dois a quatro cartas cujo valor unitário seja 9, ou outro número que mais se aproxime a essa cifra.
Ao final da partida, ganha aquele que acumule mais tantos, cumprindo o objetivo imediato todas as vezes que seja possível.


O DOPPELKOPF


O doppelkopf é um jogo de cartas para quatro jogadores originário do norte da Alemanha. É um jogo de vazas com cartas de valor semelhante, em certos aspectos, ao tute, ao guiñote ou à sueca, mas com a particularidade - pouco habitual nos jogos de vazas - de ser jogado com um baralho de cartas duplicadas.
Apesar de ser um jogo muito antigo, que surgiu no século XIX a partir de outro jogo, o schafkopf, continua sendo jogado na Alemanha, com uma difusão parecida ao do skat. Existem muitas variações e regionalismos, e por isso recomenda-se que os jogadores ponham-se de acordo nas regras antes de começar uma partida.

Objetivo do jogo: Ganhar vazas que contenham cartas com um valor mínimo de 121 pontos.


MANILHA


Como tantas outras questões relacionadas com as cartas e os seus jogos, as origens da manilha são muito discutidas. No entanto, no caso deste jogo, um país atribui ao outro a sua invenção: os franceses insistem em que é um jogo espanhol adaptado ao seu baralho (jogam com 32 cartas e o dez é a superior), enquanto que na Espanha a manilha é considerada um jogo francês. Talvez seja mais conveniente considerar um meio-termo, pois parece que se originou na região de Rosellón, e pela Espanha, principalmente na Catalunha, onde atualmente é mais praticada uma variação da manilha, denominada "butifarra".

Objetivo do jogo: Ganhar vazas suficiente para se alcançar a soma de pontos estabelecida.

MUS


Entre os jogos praticados com baralho espanhol, o mus é certamente o mais conhecido e o mais popular, graças a uma série de atrativos e características especiais que convertem cada partida em um desafio apaixonante. Trata-se de um jogo de origem basca, cujo nome, segundo alguns estudiosos, deriva do latim mussito (calar, guardar silêncio) ou de musso (não dizer palavra) e, segundo outros, do francês mouchard (espião), porque os companheiros se entendem por senhas que procuram ocultar dos adversários.

Objetivo do jogo: Ganhar 8 amarracos (40 pedras) em um ou mais jogos parciais. Também se pode jogar por 30 pedras (6 amarracos). Cada partida compõe-se de vários jogos completos de 8 amarracos (uma melhor de cinco jogos, já que ganha a partida dupla que consegue vencer em primeiro lugar três jogos de 8 amarracos).


O KOWAH


O kowah é um jogo de combinações de cartas javanês. Para jogar o kowah é necessário uma combinação especial de cartas, que pode ser obtida a partir de quatro baralhos ingleses. Se o jogador possui o baralho inglês ou um jogo de mah-jong, poderão ser utilizadas as 108 cartas ou fichas numerais dos três naipes e as 12 cartas dos dragões.

Objetivo do jogo: Conseguir uma determinada carta para completar a rodada (três trios) e fechar.

MAY I?


May I? é uma expressão inglesa que significa "posso?", dá nome a um jogo da família do remígio e nasceu no sul dos Estados Unidos, estendendo-se por todo o mundo com diversas variações. Essas variações são conhecidas pelo nome de Contract Rummy, e como o rummy, o objetivo principal é formar combinações predeterminadas de cartas. No May I? existe também a possibilidade de comprar, fora da rodada, uma carta descartada por outro jogador, sempre que os outros jogadores o permitam.

Objetivo do jogo: Combinar as cartas de acordo com as combinações predeterminadas para a rodada em curso.


NLK


O NLK é um jogo de origem húngara composto de duas partes: na primeira os jogadores acumulam cartas para, em uma segunda fase, desfazer-se delas. Perde o jogador que se desfizer de suas cartas por último. O nome deste jogo corresponde às iniciais de uma frase húngara que possuem um caráter pejorativo: nágy, que significa "grande"; litván, cuja tradução é "lituano" (também pode ser usada outra nacionalidade, ou seja esta palavra pode perfeitamente ser substituída por qualquer outra); e kibaszós, que eqüivale a "moléstia", apesar da verdadeira tradução desta terminação possuir um significado mais ofensivo.

Objetivo do jogo: Não ser o último a se desfazer de todas as cartas.


O BOG


O DURAK


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