terça-feira, 1 de maio de 2012

OS MODELOS DO BARALHO ESPANHOL

De acordo com um mesmo padrão (sete ou nove cartas numerais e três figuras características: sota, cavalo e rei) foram fabricados numerosos tipos de baralhos espanhóis seguindo diversos padrões ou modelos. Segundo a classificação proposta por um dos maiores especialistas mundiais em cartas espanholas, Trevor Denning, os sucessivos modelos de cartas espanholas são os detalhados abaixo.



ARCAICO HISPANO-PORTUGUÊS

As cartas do baralho espanhol anteriores à segunda metade do século XVI possuíam diversas características que desapareceram nas cartas espanholas, mas que se mantiveram nas portuguesas: reis sentados, sotas femininas, copas com o hemisfério, e bastões e espadas frequentemente cruzadas em diagonal.


ARCAICO FRANCO-ESPANHOL

A maioria das cartas do século XVI de símbolos espanhóis que se conservam provém de fontes francesas, sendo possível supor que o baralho espanhol se originou na França e dali passou para a Espanha (em realidade, os territórios franceses - Rossellón e Cerdaña - faziam parte nessa época da monarquia hispânica). O baralho franco-espanhol típico constava de 48 cartas, com nove cartas numerais e três figuras (rei, cavalo e sota masculina) em cada naipe. As copas eram cubou ou cilindros com uma pequena base. Com exceção do três de bastões, raramente eram cruzados os signos dos naipes de bastões e espadas. Frequentemente a sota de ouros está virada de costas e olha por cima do ombro.


NACIONAL ESPANHOL

Este modelo deixou de ser utilizado na Espanha em meados do século XIX, mas seguiu sendo utilizado na França, América do Sul e norte de África. Os pés dos reis estão ocultos sob a roupa. Não possuem barba. No naipe de bastões, o cetro do rei está preso numa forquilha, o do cavalo é representado por este animal e o da sota é ligeiramente cônico. As copas são cúbicas, com linhas retas. O cavaleiro de ouros está de perfil, não de costas.
A partir do século XVIII é comum a inscrição AHI VA (escrita de variadas formas) aos pés do cavalo de copas. O ás de ouros costuma ser uma moeda grande com uma fita em cima e embaixo.


CÁDIZ

Este modelo foi utilizado sobretudo pelos fabricantes que se instalaram na zona de Cádiz para abastecer os países da América do Sul.
As copas são similares às do nacional espanhol. Os reis e os cavaleiros possuem bigode. As vestimentas dos reis não chegam a cobrir os pés. Cavaleiros e sotas usam calças de montar, às vezes acolchoadas, e blusões até a cintura. A maioria levam ombreiras volumosas. A expressão AHI VA aparece no cavalo de copas. O desenho de ouros é muito detalhado. O ás de ouro é uma moeda coberta com uma coroa com fitas e rodeada com ramas de palma e oliveira.


PARISIENSE

É uma versão do modelo nacional espanhol destinada ao mercado francês, como demonstram os cavaleiros, que se convertem em amazonas, ainda que esta característica não se mantenha sempre. Em algumas versões os reis têm barba e usam túnicas curtas que deixam à vista suas pernas. Algumas vezes aparece um cachorro na sota de ouros.


ROXAS/SARDO

A primeira versão deste modelo é a que foi criada por José Martínez de Castro e publicada por Clemente Roxas (Madri, 1810 e 1812). Versões posteriores, simplificadas, aparecem em Barcelona. Adotado na Cerdenha, é, atualmente, o modelo local utilizado. O rei de ouros sustenta um grande ouro e está de pé sobre uma mesa coberta com uma toalha. Todas as figuras das espadas levam armadura e todas as sotas têm chapéus com penas. Os ases de espadas e bastões estão sustentados por anjos. As cartas quatro (4) levam diferentes charges no centro.


MACIÀ

Este modelo da primeira metade do século XIX é associado à família Macià, mas foi copiado por outros fabricantes, alguns italianos. As copas parecem urnas com tampa. Os reis têm as pernas totalmente descobertas e usam capas que lhes caem pelos ombros sobre blusas folgadas; os de espadas e copas levam coroas de louros. O cavalo de copas olha em direção à direita, enquanto que o de espadas olha para a esquerda (a direção destas cartas se inverte em algumas ocasiões). O ás de ouros é uma moeda coroada emoldurada por bandeiras.


GARCIA

Os reis mostram os tornozelos e os pés. O rei de copas não tem cetro, mas sustenta o símbolo do naipe. O cavalo de ouros olha em direção à direita; o de bastões tem a cabeça girada para olhar para trás. As sotas levam meias e vestes de montaria; a de bastões às vezes usa calça. As sotas de copas e ouros usam blusas com cinturão e saias soltas. As copas são hemisféricas. O ás de ouros é um escudo rodeado por uma coroa de louros e enfeitado com fitas.


CATALÃO MODERNO

As canelas dos reis são visíveis sob suas vestimentas. Todas as figuras, geralmente, mas não invariavelmente, estão rasuradas, com suaves expressões joviais; as de bastões parecem levar uniforme. As copas são como recipientes de ovos. O quatro de copas (também pode ser outra carta) leva o escudo de Catalunha ou outro símbolo regional. O ás de ouros é uma moeda coroada e com bandeiras, colocada sobre uma plataforma decorada com símbolos mercantis.


CASTELHANO

Este modelo, que é o mais popular atualmente na Espanha, foi criado pela indústria de cartas Fournier de Vitória em 1889, e foi copiado por numerosos fabricantes de cartas espanhóis e de outros países. Todos os reis têm barba e levam ou empunham espadas, mas nenhum tem cetro; o de bastões está de perfil e suas roupas são luxuosas e muito decoradas. Os cavalos não estão levantados e os quatro levam mantas decoradas cobrindo-os; o cavaleiro de bastões não usa estribos. As copas estão mais decoradas que as do modelo catalão. O ás de ouros inclui um retrato de perfil numa moeda de ouro rodeada por bandeiras, palmas, ramas de oliveira e outros motivos ornamentais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário