sábado, 28 de janeiro de 2012

HERACLIO FOURNIER




Em 1785 chegou a Burgos, na Espanha, o francês Francois Fournier, descendente de famosos mestres impressores parisienses. Alí ele montou uma oficina tipográfica e casou-se com uma habitante local, María del Reoyo. Nessa oficina, já desaparecida, produziram-se numerosos baralhos e foi dela que, em meados do século XIX, Heraclio Fournier, neto do fundador, partiu em busca de um lugar em que pudesse dar um novo passo em sua carreira profissional, na qual já era bastante experiente.
Heraclio acabou se fixando em 1868 na cidade de Vitória, na província espanhola de Álava, onde deu origem ao que se tornara um prestigiada empresa de fabricação de baralhos. Suas primeiras cartas, produzidas em prelos primitivos e coloridas a mão, eram quase totalmente artesanais. Pouco depois, porém, Heraclio comprou uma impressora litográfica com a qual introduziu novos e eficientes métodos de produção.
O mesmo ocorreu com o aspecto gráfico de suas cartas. Em 1875, Emilio Soubrier, professor da antiga Escola de Desenho de Vitória, criou por solicitação de Fournier as figuras que ainda hoje fazem parte do baralho básico da empresa, que mereceu o primeiro prêmio na Exposição Universal de Paris, em 1879. Alguns anos mais tarde, o baralho espanhol de Fournier adquiriu sua forma definitiva, com as alterações nele introduzidas por Augusto Rius.
Com a progressiva incorporação de novas técnicas de impressão e o abandono total da litografia, a fabricação de baralhos ganhou de vez o nível industrial. Heraclio Fournier foi o grande inovador na produção de cartas, cuja fabricação, até alí, mantinha-se extremamente dependente de técnicas indicadas na Enciclopédia Francesa. Após sua morte, ocorrida na cidade francesa de Vichy, em 1916, a empresa passou a ser dirigida por seu neto Félix Alfaro Fournier, que conduziu o processo de expansão dos negócios até 1986.




Foi nesse ano que a empresa norte-americana The United States Playing Card Co. adquiriu uma participação majoritária na capital da Heraclio Fournier S.A. Atualmente, com a denominação de Naipes Heraclio Fournier S.A., a empresa é uma das líderes mundiais na área de fabricação de baralhos, posição conquistada tanto pela variedade quanto pela reconhecida qualidade de seus produtos. Vale destacar também uma instituição que se converteu em inevitável ponto de atenção e de referência para todos os interessados no fascinante mundo das cartas, o Museu Fournier de Cartas, pertencente à adminstração da província de Álava.
O Museu Fournier, surgido pela iniciativa e o grande interesse de colecionador de Félix Alfaro Fournier, e o Deutsches Spielkarten Museum, de Leinfelden-Echterdingen, na Alemanha, são considerados atualmente as duas mais importantes instituições do mundo dedicadas às cartas de jogar.





Um comentário: